Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TDIC

19/08/2014

Leituras

Socializo aqui o link para o acesso ao livro: Tecnologias do Conhecimento: Os Desafios da Educação de Ladislau Dowbor. O acesso também pode ser realizado utilizando o link na barra lateral. Aqui o registro de falas do autor presentes no livro.

"A escola pertence a um espaço, a uma comunidade. O conhecimento nas suas novas dimensões exige uma interação muito maior entre a escola e o seu espaço social. As novas tecnologias, ao facilitar a conectividade, podem constituir uma ponte e melhorar a integração. Numa sociedade cada vez mais individualizada, e sedenta de sociabilidade, a escola pode neste sentido desenvolver novos papéis".


"O grande desafio da educação, é o de mobilizar as suas forças para reconstruir uma convergência entre o potencial tecnológico e os interesses humanos. O mundo da educação, no Brasil, juntando alunos e professores, representa cerca de um quarto da nossa população. É uma força. O novo peso do conhecimento no planeta, e da educação nos processos de reprodução social, pode constituir uma poderosa alavanca de humanização social. Mas o mundo da educação tem de expandir radicalmente as suas reivindicações, ampliar seus horizontes, para estar à altura dos desafios".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário