Reflexão sobre o texto: As sereias do ensino eletrônico
O
texto nos remete a pensar como as tecnologias devem estar presentes na
educação. Não será a presença dos computadores que resolveram o problema
da educação, ,mas sim a forma como utilizamos esta ferramenta com nosso
aluno, este recurso deve estimular a criatividade, o espírito crítico, a
responsabilidade em utilizar o computador como ferramenta de pesquisa.
Devemos possibilitar que nossos alunos utilizem este recurso para
construir aprendizagem e não apenas reproduzir como no ensino
tradicional.
Inicialmente
é construir aprendizagem através de projetos é saber que os temas
partem dos alunos em cooperação com o professor, partem da curiosidade
dos mesmos, o conhecimento é construído e não transmitido, as verdades
são provisórias e não prontas e acabadas, o professor tem papel de
orientador, o professor precisa ser flexível e ter boa convivência,
despertar a iniciativa e valores como respeito e auto-respeito,
valorização as diferentes formas de expressão. O professor deve ainda
selecionar, gerenciar, articular, organizar, coordenar, agendar,
divulgar materiais e atividades em cooperação com os alunos.
Os
alunos estabelecem relações entre informações e constroem
conhecimentos, reestrutura significados, busca solução para problemas e
aprende conteúdos contextualizados e carregados de significados.
Mapas conceituais
São
diagramas que relacionam conceitos ou palavras chaves, utilizados na
construção de aprendizagens significativas. Como o exemplo.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário