Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TDIC

05/08/2014

Reflexões importantes

Reflexão sobre o texto: As sereias do ensino eletrônico
O texto nos remete a pensar como as tecnologias devem estar presentes na educação. Não será a presença dos computadores que resolveram o problema da educação, ,mas sim a forma como utilizamos esta ferramenta com nosso aluno, este recurso deve estimular a criatividade, o espírito crítico, a responsabilidade em utilizar o computador como ferramenta de pesquisa. Devemos possibilitar que nossos alunos utilizem este recurso para construir aprendizagem e não apenas reproduzir como no ensino tradicional.
Projetos o que devo saber sobre eles?
Inicialmente é construir aprendizagem através de projetos é saber que os temas partem dos alunos em cooperação com o professor, partem da curiosidade dos mesmos, o conhecimento é construído e não transmitido, as verdades são provisórias e não prontas e acabadas, o professor tem papel de orientador, o professor precisa ser flexível e ter boa convivência, despertar a iniciativa e valores como respeito e auto-respeito, valorização as diferentes formas de expressão. O professor deve ainda selecionar, gerenciar, articular, organizar, coordenar, agendar, divulgar materiais e atividades em cooperação com os alunos.
Os alunos estabelecem relações entre informações e constroem conhecimentos, reestrutura significados, busca solução para problemas e aprende conteúdos contextualizados e carregados de significados.
Mapas conceituais
São diagramas que relacionam conceitos ou palavras chaves, utilizados na construção de aprendizagens significativas. Como o exemplo.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário