Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TDIC

04/11/2014

Mandala dos Saberes

Mandalas, educação e atoconsciência
Aplicativo para criação de mandalas. "Mandalas dos Saberes"
Imagens demonstrativas onde podem ser criadas.
Um vídeo tutorial postado no Youtube pode ser visto.  
Uma prática com o utilizando  mandalas no Caderno Rede de Saberes Mais Educação
Arte de Educar - Metodologia - 2014
Metodologia Mandala de Saberes - Parte 1
Metodologia Mandala de Saberes - Parte 2
Metodologia  Mandalas de Saberes - Parte 3
Muito  mais no Blog "Socializando Saberes
Uma experiência no Rio de Janeiro com a "Mandala do Conhecimento
Horta - Mandala dos chás.
Pensando em 2015 vamos criar uma mandala dos desejos
Aplicação do recuso com alunos durante o curso. 
Professora organiza na mandala o conteúdo a ser trabalhado.
Metodologia Mandala dos Saberes
Mandalas  para imprimir e pintar
Mandalas para as crianças - imprimir e pintar 
Diversas mandalas - imprimir e pintar 
Mais mandalas para imprimir e pintar 
Oficina da alma - mandalas e mandalas

Apresentação

27 sites para criar/pintar/brincar/imprimir mandalas  e afins

Links para inúmeros sites de autoria 

Baixando imagens e abrindo no editor para pintar as mandalas

Editor de imagens 

La rueda de la Pedagogía - Uma prática em forma de mandala. Acesso em PDF e com links.




"A tecnologia educacional Mandala dos Saberes tem como objetivo contribuir para a ampliação do diálogo entre escolas e comunidades das cinco regiões do Brasil, e procura integrar as culturas locais aos desafios acadêmicos. A metodologia está sendo disseminada em escolas do “Programa Mais Educação”, através de parceria com o Ministério da Cultura.
    A Mandala dos saberes busca promover o estreitamento do diálogo entre escolas e comunidades, promovido por meio de sistemas de saberes articulados, tendo como objetivo a qualificação das práticas escolares através de aproximações com experiências locais. Procura fomentar a elaboração de projetos de pesquisas pedagógicas que se articulem com os diversos formatos da nossa estrutura cultural.
   
A metodologia da Mandala dos Saberes se estrutura a partir do incentivo ao diálogo e às trocas entre grupos culturais distintos, através da valorização das experiências de cada grupo, considerando todos os agentes envolvidos nos processos como portadores de experiências distintas a serem articuladas em um projeto comum.

    A Mandala dos Saberes trabalha na perspectiva da pesquisa-ação, compreendendo a dimensão da ação associada ao seu monitoramento. Nasce de processos participativos, elaborados através de diversas práticas, envolvendo professores, comunidades, parceiros, escolas, agentes de cultura. É perseguida uma prática solidária, na qual todos são simultaneamente autores e agentes da educação. A proposta aproxima o universo escolar do comunitário, além de estimular os professores a atuarem também como pesquisadores das culturas locais."
Fonte: Guia das Tecnologias Educacionais da Educação Integral e Integrada e da Articulação da Escola com seu território. MEC  2013
 

O que são as mandalas de saberes e como elas se constituem? 


Educação Integral e Mandalas de Saberes

O texto de referência aborda algumas características e definições do que são as mandalas de saberes e de como elas se constituem:
- O termo Mandala vem do sânscrito e significa "círculo". Esta palavra é formada pelo composto “manda” = essência e “la” = conteúdo, isto é, “o que contém a essência” ou o “círculo da essência”.
- "uma nova proposta pedagógica de articulação, integração e interação de saberes escolares e saberes locais, entre a escola e a comunidade envolvente, com a participação dos Programas de Ação do Governo Federal para a efetivação da educação integral"
- "é uma proposta inovadora de organizar o projeto pedagógico. (...) inovadora por estabelecer um diálogo, uma interação e uma integração entre a escola e as comunidades envolventes, bem como diversos órgãos governamentais. (...) apresentam uma abordagem holística que se ajusta ao espírito da educação integral e ao Projeto Mais Educação".
- "a Mandala é uma representação simbólica e arquetípica da psique, envolvendo a consciência, o inconsciente individual e o inconsciente coletivo. Ela representa a totalidade da experiência humana entre o interior (pensamento, sentimento, intuição e sensação) e o mundo externo (a natureza, o espaço, o cosmo).
- "Mandala é uma representação simbólica inscrita num círculo ou numa espiral de uma totalidade, um cosmo. Uma integração/interação da consciência individual e/ou coletiva à natureza, à sociedade, ao cosmo por meio de uma abordagem holística, em que o universal e o particular ou local estão em situação dialógica, ou seja, a unidade na diversidade e vice-versa".

Como se constitui a “Madala-mãe” do programa Mais Educação?

De acordo com o documento "Redes de Saberes, Mais Educação" do Governo Federal (em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cad_mais_educacao_2.pdf, 07/11), a Mandala-mãe, seria aquela da qual surgiriam as demais mandalas.
Pensando no programa Mais Educação e na Educação Integral, a Mandala-mãe se estruturaria a partir dos projetos pedagógicos para tal educação e ela seria então as estratégias do Mais Educação, estruturada a partir do diálogo entre os saberes comunitários, os escolares e os programas de governo (federal e municipal). 
A Mandala-mãe do programa Mais Educação se constitui então da interação entre a escola e a comunidade, de saberes acadêmicos e saberes comunitários.
As imagens ilustram a constituição de uma mandala de saber e o exemplo da mandala do programa Mais Educação segundo o documento referenciado:


Fonte: Imagens retirada do material de apoio do curso (as imagens podem ser melhor visualizadas no documento indicado nesta última questão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário