Mandalas, educação e atoconsciência
Aplicativo para criação de mandalas. "Mandalas dos Saberes"
Imagens demonstrativas onde podem ser criadas.
Um vídeo tutorial postado no Youtube pode ser visto.
Uma prática com o utilizando mandalas no Caderno Rede de Saberes Mais Educação
Arte de Educar - Metodologia - 2014
Metodologia Mandala de Saberes - Parte 1
Metodologia Mandala de Saberes - Parte 2
Metodologia Mandalas de Saberes - Parte 3
Muito mais no Blog "Socializando Saberes"
Uma experiência no Rio de Janeiro com a "Mandala do Conhecimento"
Horta - Mandala dos chás.
Pensando em 2015 vamos criar uma mandala dos desejos.
Aplicação do recuso com alunos durante o curso.
Professora organiza na mandala o conteúdo a ser trabalhado.
Metodologia Mandala dos Saberes
Mandalas para imprimir e pintar
Mandalas para as crianças - imprimir e pintar
Diversas mandalas - imprimir e pintar
Mais mandalas para imprimir e pintar
Oficina da alma - mandalas e mandalas
Apresentação
27 sites para criar/pintar/brincar/imprimir mandalas e afins
Links para inúmeros sites de autoria
Baixando imagens e abrindo no editor para pintar as mandalas
Editor de imagens
La rueda de la Pedagogía - Uma prática em forma de mandala. Acesso em PDF e com links.
A Mandala dos Saberes trabalha na perspectiva da pesquisa-ação, compreendendo a dimensão da ação associada ao seu monitoramento. Nasce de processos participativos, elaborados através de diversas práticas, envolvendo professores, comunidades, parceiros, escolas, agentes de cultura. É perseguida uma prática solidária, na qual todos são simultaneamente autores e agentes da educação. A proposta aproxima o universo escolar do comunitário, além de estimular os professores a atuarem também como pesquisadores das culturas locais."
Aplicativo para criação de mandalas. "Mandalas dos Saberes"
Imagens demonstrativas onde podem ser criadas.
Um vídeo tutorial postado no Youtube pode ser visto.
Uma prática com o utilizando mandalas no Caderno Rede de Saberes Mais Educação
Arte de Educar - Metodologia - 2014
Metodologia Mandala de Saberes - Parte 1
Metodologia Mandala de Saberes - Parte 2
Metodologia Mandalas de Saberes - Parte 3
Muito mais no Blog "Socializando Saberes"
Uma experiência no Rio de Janeiro com a "Mandala do Conhecimento"
Horta - Mandala dos chás.
Pensando em 2015 vamos criar uma mandala dos desejos.
Aplicação do recuso com alunos durante o curso.
Professora organiza na mandala o conteúdo a ser trabalhado.
Metodologia Mandala dos Saberes
Mandalas para imprimir e pintar
Mandalas para as crianças - imprimir e pintar
Diversas mandalas - imprimir e pintar
Mais mandalas para imprimir e pintar
Oficina da alma - mandalas e mandalas
Apresentação
27 sites para criar/pintar/brincar/imprimir mandalas e afins
Links para inúmeros sites de autoria
Baixando imagens e abrindo no editor para pintar as mandalas
Editor de imagens
La rueda de la Pedagogía - Uma prática em forma de mandala. Acesso em PDF e com links.
"A tecnologia educacional Mandala dos Saberes tem como objetivo contribuir para a ampliação do diálogo entre escolas e comunidades das cinco regiões do Brasil, e procura integrar as culturas locais aos desafios acadêmicos. A metodologia está sendo disseminada em escolas do “Programa Mais Educação”, através de parceria com o Ministério da Cultura.
A Mandala dos saberes busca promover o estreitamento do diálogo entre escolas e comunidades, promovido por meio de sistemas de saberes articulados, tendo como objetivo a qualificação das práticas escolares através de aproximações com experiências locais. Procura fomentar a elaboração de projetos de pesquisas pedagógicas que se articulem com os diversos formatos da nossa estrutura cultural.
A metodologia da Mandala dos Saberes se estrutura a partir do incentivo ao diálogo e às trocas entre grupos culturais distintos, através da valorização das experiências de cada grupo, considerando todos os agentes envolvidos nos processos como portadores de experiências distintas a serem articuladas em um projeto comum.
A Mandala dos saberes busca promover o estreitamento do diálogo entre escolas e comunidades, promovido por meio de sistemas de saberes articulados, tendo como objetivo a qualificação das práticas escolares através de aproximações com experiências locais. Procura fomentar a elaboração de projetos de pesquisas pedagógicas que se articulem com os diversos formatos da nossa estrutura cultural.
A metodologia da Mandala dos Saberes se estrutura a partir do incentivo ao diálogo e às trocas entre grupos culturais distintos, através da valorização das experiências de cada grupo, considerando todos os agentes envolvidos nos processos como portadores de experiências distintas a serem articuladas em um projeto comum.
A Mandala dos Saberes trabalha na perspectiva da pesquisa-ação, compreendendo a dimensão da ação associada ao seu monitoramento. Nasce de processos participativos, elaborados através de diversas práticas, envolvendo professores, comunidades, parceiros, escolas, agentes de cultura. É perseguida uma prática solidária, na qual todos são simultaneamente autores e agentes da educação. A proposta aproxima o universo escolar do comunitário, além de estimular os professores a atuarem também como pesquisadores das culturas locais."
Fonte: Guia das Tecnologias Educacionais da Educação Integral e Integrada e da Articulação da Escola com seu território. MEC 2013
O texto de referência aborda algumas características e definições do que são as mandalas de saberes e de como elas se constituem:
O que são as mandalas de saberes e como elas se constituem?
O texto de referência aborda algumas características e definições do que são as mandalas de saberes e de como elas se constituem:
- O termo Mandala vem do sânscrito e significa "círculo". Esta palavra é
formada pelo composto “manda” = essência e “la” = conteúdo, isto é, “o
que contém a essência” ou o “círculo da essência”.
- "uma nova proposta pedagógica de articulação, integração e interação
de saberes escolares e saberes locais, entre a escola e a comunidade
envolvente, com a participação dos Programas de Ação do Governo Federal
para a efetivação da educação integral"
- "é uma proposta inovadora de organizar o projeto pedagógico. (...)
inovadora por estabelecer um diálogo, uma interação e uma integração
entre a escola e as comunidades envolventes, bem como diversos órgãos
governamentais. (...) apresentam uma abordagem holística que se ajusta
ao espírito da educação integral e ao Projeto Mais Educação".
- "a Mandala é uma representação simbólica e arquetípica da psique,
envolvendo a consciência, o inconsciente individual e o inconsciente
coletivo. Ela representa a totalidade da experiência humana entre o
interior (pensamento, sentimento, intuição e sensação) e o mundo externo
(a natureza, o espaço, o cosmo).
- "Mandala é uma representação simbólica inscrita num círculo ou numa
espiral de uma totalidade, um cosmo. Uma integração/interação da
consciência individual e/ou coletiva à natureza, à sociedade, ao cosmo
por meio de uma abordagem holística, em que o universal e o particular
ou local estão em situação dialógica, ou seja, a unidade na diversidade e
vice-versa".
Como se constitui a “Madala-mãe” do programa Mais Educação?
De acordo com o documento "Redes de Saberes, Mais Educação" do Governo
Federal (em
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cad_mais_educacao_2.pdf, 07/11), a
Mandala-mãe, seria aquela da qual surgiriam as demais mandalas.
Pensando no programa Mais Educação e na Educação Integral, a Mandala-mãe
se estruturaria a partir dos projetos pedagógicos para tal educação e
ela seria então as estratégias do Mais Educação, estruturada a partir do
diálogo entre os saberes comunitários, os escolares e os programas de
governo (federal e municipal).
A Mandala-mãe do programa Mais Educação se constitui então da interação
entre a escola e a comunidade, de saberes acadêmicos e saberes
comunitários.
As imagens ilustram a constituição de uma mandala de saber e o exemplo
da mandala do programa Mais Educação segundo o documento referenciado:
Fonte: Imagens retirada do material de apoio do curso (as imagens podem
ser melhor visualizadas no documento indicado nesta última questão).
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